--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

sexta-feira, 25 de maio de 2012

25Mai12 - (Entº - Ribeira Isna - Entº)


Hoje, nada fazia prever que se cumprisse mais um grande treino de ciclismo, mas, bastou uma chamada telefónica para que os amigos Marçal e Mateus se fizessem-se à estrada.
Eram 07H40 da manhã, quando estes amigos começaram mais uma cavalgada em direcção à Ribeira Isna, para lá de Vila de Rei.
Já com Vila de Rei á vista

Passagem pelo centro geográfico de Portugal

O tempo estava óptimo para a prática da modalidade, contudo, todo o percurso de regresso foi feito sob um intenso vento, o que nos dificultou bastante a nossa progressão.

Paragem para abastecimento




O percurso foi o seguinte: Entroncamento - Lamarosa – Castelo de Bode – Carvalhal – São Domingos – Vila de Rei e Ribeira Isna. O regresso foi feito pelo mesmo percurso até São Domingos, onde rumámos em direcção ao Souto. Já no Castelo de Bode, também seguimos em direcção a Tancos descendo o Ribeirão, até que finalmente chegámos ao Entroncamento.

Passagem por Tancos (Polígono Militar)

Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 143,3 Km
Tempo: 5h21m
Acumulado: 2045m

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quebrantahuesos 2012 - Lista dos Titânicos

A 15de Maio de 2012, decorreu o sorteio dos dorsais para a edição XXII do Quebrantahuesos.
A Quebrantahuesos é a maior prova a nível de cicloturismo que se realiza em Espanha, na qual irão participar mais de 9200 cicloturistas. Atendendo a que, no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo local, irá decorrer também a prova “Treparriscos” (versão light da prova rainha), a localidade espanhola de Sabinanigo irá contar com uma afluência de cicloturistas e amantes das bicicletas, que irão percorrer ambos os percursos ao longo das cordilheiras que compõem os Pirenéus, convertendo-as numa verdadeira jornada épica de ciclismo.
A Quebrantahuesos, que conta com 205 km a serem percorridos entre território Espanhol e Francês, atravessa os “Puertos” do Somport; Marie Blanque, Portalet e Hoz de Jaca, para terminar na localidade de Sabinanigo.

 O BikeRodaLivre também estará representado no referido evento, com os seguintes elementos:


Estes são os elementos que pretendem completar e desfrutar do evento cicloturista do ano, para o qual levam toda a temporada a treinar.

domingo, 20 de maio de 2012

19Mai12- Treino na Serra da Estrela


Foto de grupo

Mais um treino cumprido, mais um passo de gigante em direcção ao nosso objectivo “Quebrantahuesos 2012”.

Carmelo e José Cavaca aproveitando para coclocarem a conversa em dia

Este treino, revestia-se para o Bike Roda Livre de especial importância, não só por testar toda a nossa preparação efectuada até aqui, mas também por se tratar de um treino onde nos iriamos juntar a um dos mais carismáticos símbolos da dinamização do ciclismo serrano. Estamos a falar obviamente do Sr. José Cavaca, que apesar de ter compromissos profissionais neste dia, não quis deixar de marcar a sua presença com alguns dos seus amigos durante o percurso até às Pedras Lavradas.
Mais um momento de descontração entre o Carlos Silva e o Paulo Fernandes
Conforme combinado, pelas 08H00, chegámos ao Complexo Desportivo da Covilhã, mas, a chuva estava a querer estragar-nos mais esta jornada épica de ciclismo em alta montanha.
Com todo o nosso querer e determinação, aliás, apanágio dos verdadeiros guerreiros, fizemo-nos à estrada pelas 09H00, para cumprir o percurso previamente delineado para este dia. Desde a chuva ao vento, passando do sol ao granizo, todo o grupo desenvolveu os seus andamentos ao longo de mais de 7 horas de viagem através do seguinte percurso: Covilhã (Complexo Desportivo), Tortosendo, Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Loriga, Valezim, São Romão, Sandomil, Penalva de Alva, Santo António de Alva, Ponte das Três Entradas, Alvoco das Várzeas, Vide e Torre.

O "comboio" do Bike Roda Livre

Passagem por Alvoco da Serra

Prova provada de objectivo cumprido


Magnifica paisagem da serra vista de cima
 

Depois da tempestade, o descanso dos guerreiros

Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 159,1Km
Tempo: 7h14m
Acumulado: 3430m

segunda-feira, 14 de maio de 2012

19Mai12 - Treino na Serra da Estrela


Em 19Maio de2011 o Núcleo Cicloturismo Roda Livre, no seu último grande treino no âmbito da preparação para o “Quebrantahuesos” (23JUN12), o percurso será, Covilhã (Complexo Desportivo da Covilhã), Tortosendo, Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Loriga (este trajecto tem alguns desníveis), Valezim, São Romão, Sandomil, Penalva de Alva, Santo António de Alva, Ponte das Três Entradas, Alvoco das Várzeas, Vide e Torre.
Chegados a Vide estamos no ponto de cota mais baixo (239 Mts) desta épica volta. Dentro de Vide viramos a esquerda e começa um verdadeiro calvário que nos levará ao ponto mais alto de Portugal Continental (1993 Mts).
Até à Torre, são 30km a 5,66% com rampas verdadeiramente empolgantes que não deixam desenvolver andamentos superiores a 10, 12km/h.
Após a chegada à estrada (N339) que liga Sabugueiro à Torre a pendente torna-se mais irregular num sobe e desce constante, ou seja, a aproximação à Torre faz-se por patamares.
Chegados aos 1993 metros de altitude ao ponto mais Alto de Portugal.


 
Instruções:
Hora de partida: 08h15. Concentração 08h00;
Salienta-se que o evento é um treino, não é uma competição;
Em Torrozelo, está previsto proceder-se a uma neutralização para reagrupar o grupo e simultaneamente para o café.

Conselhos:
Ter em atenção a importância da gestão do esforço de acordo com as capacidades físicas de cada atleta, nunca esquecendo que este é um treino de Alta Montanha (Cools ou Puertos)

domingo, 13 de maio de 2012

Treino de 13Mai12

Conforme estava previsto, ninguém faltou à chamada. O Bike Rodalivre realizou um treino com todos os titânicos que vão realizar a cicloturistica Quebrantahuesos 2012, no dia 23 de Junho.

Os "titânicos" na pausa para o café, na Fundada

O tempo estava excelente, talvez um pouco abafado, para a prática da modalidade, contudo, pelas 07H15, conforme combinado, iniciámos mais um treino que iria contar com a presença dos nossos amigos abrantinos.

A boa disposição reinou entre todos durante todo o percurso

O percurso foi seleccionado criteriosamente para esta altura da nossa preparação, ou seja, a meia dúzia de dias de fazermos o nosso grande teste na Serra da Estrela, realizámos um treino de “carga”.
Ultrapassagem a um cicloturista solitário, depois de termos deixado o Carvalhal
Referência especial para o nosso amigo Paulo Cruz que por aquilo que tem demonstrado, será com toda a certeza o nosso “ousider” para a grande prova.
Os verdadeiros "outsiders" vêm sempre vestidos a rigor
Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 138,9 Km
Tempo: 5h12m
Acumulado: 2050m

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Treino de 11Mai12

Mais um grande treino cumprido. Desta vez os amigos Carmelo e Mateus lançaram-se numa aventura que durou 06H50.

A caminho do Sardoal

A vila de Belver ao fundo

Olhar do Castelo de Belver sobre o Rio Tejo

Este foi o último treino longo antes da subida à Torre, na Serra da Estrela, que está agendada para o dia 19 de Maio.

Registo de hoje


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Treino de 09Mai12

Serra de Montejunto
Hoje, os amigos Marçal e Paulo Fernandes, completaram mais um excelente treino de preparação.
Desta vez, o deslocamento para a capital foi feito nas suas bikes e para endurecer ainda mais o percurso, fizeram uma incursão pela Serra de Montejunto.
O registo destes amigos foi o seguinte:
Distância: 168,0 Km
Tempo: 5h55m
Acumulado: 1545m

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Treino de 06Mai12

Mais um grande treino cumprido pelo Bike RodaLivre.
Já se antevia mais uma grande jornada épica, o que acabou mesmo por acontecer.
O tempo estava óptimo, apesar das várias ameaças de chuva.
Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 136,8 Km
Tempo: 5h00m
Acumulado: 1920m




Rutómetro