--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quebrantahuesos 2012 - Classificação

Conforme já foi referenciado aqui neste espaço informativo, o Núcleo de Cicloturismo Bike RodaLivre, anualmente, propõe-se efectuar uma prova de cicloturismo, em roda livre, que, devido à inexistência em Portugal deste tipo de provas, leva-nos a recorrer ao estrangeiro para participarmos no que de melhor se faz neste âmbito. Este ano, e mais uma vez (já a quarta para alguns elementos) participamos naquela que já está considerada como uma das melhores provas de cicloturismo do mundo – Quebrantahuesos.
Salienta-se a homogeneidade dos nossos resultados finais, patenteando toda a qualidade da preparação que efectuámos durante a época.

Neste balanço final, não poderíamos deixar passar em claro todos aqueles que directa ou indirectamente estiveram connosco nesta longa caminhada, assim, agradecemos:
- Às nossas famílias, pelas horas que estiveram privadas da nossa presença para podermos treinar;
- Aos nossos companheiros de batalhas, pelos treinos que fizemos em conjunto e pelas horas de convívio que nos proporcionaram, especialmente ao Simões, ao amigo Cavaca e seu grupo, à malta da Praia do Ribatejo assim como a alguns elementos do Grupo de Cicloturismo Barquinhense;
À vida, por nos ter dado a oportunidade de cumprir este objectivo;
- Aos nossos nobres companheiros, que se prepararam arduamente para esta aventura com todo o detalhe, força e companheirismo.

A todos, Bem Hajam

domingo, 24 de junho de 2012

Quebrantahuesos 2012

A operação Quebrantahuesos 2012 terminou neste Sábado, com a realização desta prova mítica internacional, que se realizou nos Pirenéus Atlânticos com partida e chegada na povoação espanhola de Sabinanigo.
O Bike RodaLivre, conforme tem vindo a informar, também participou nesta durissima prova com oito dos seus elementos, tendo passado com distinção neste rigoroso exame, onde a capacidade física e mental dos ciclistas participantes é constantemente avaliada em toda a sua extensão.

domingo, 17 de junho de 2012

17Jun12 - Foros do Arrão


Os oito titânicos posam para a posteridade

Hoje, foi o nosso último treino de conjunto antes da prova mítica Quebrantahuesos 2012.
Pelas 07H15, iniciámos aquele que seria o último treino longo que antecede o nosso exame final, que se irá realizar já no próximo fim-de-semana (23Jun12).
Este treino teve dois momentos distintos. O primeiro, consistiu no nosso deslocamento até aos Foros do Arrão, onde estava prevista a pausa para o café e onde nos iriamos encontrar com os elementos de Abrantes do Bike Rodalivre. O segundo, foi marcado pelo percurso de regresso, já com todos os elementos, onde pudemos demonstrar o nosso estado de forma, bem como, a boa disposição que nesta altura reina no seio de todos nós.
Aproveitámos também este encontro para afinarmos todos os pormenores logísticos relativos à nossa deslocação para a grande aventura.
Será um exame difícil, mas convictos de que com toda a nossa determinação e vontade iremos passar com distinção este grande obstáculo.

Titânicos abrantinos do Bike Rodalivre
Não poderia terminar este artigo, sem fazer uma referência elogiosa ao nosso grande Rui Costa que acaba de ganhar a Volta à Suíça 2012.
PARABÉNS RUI COSTA
Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 129,3 Km
Tempo: 4h21m
Acumulado: 775m

quinta-feira, 7 de junho de 2012

09Jun12 - Serra da Lousã



Altimetria do percurso

Desde cedo os "titans" marcaram posição
 Hoje, cumprimos aquele que foi o último treino em altitude da nossa preparação para a cicloturistica internacional Quebrantahuesos 2012, que se irá realizar já no próximo dia 23 de Junho, em Espanha, na região dos Pirenéus.
Como era de esperar, não foi um treino fácil, mas com todo o nosso querer e determinação, lavámos a bom porto mais este nosso objectivo.

Momentos antes da partida

Momentos divertidos e de boa disposição, reinou em todo o grupo




Após reconhecimento pelo trabalho prestado,
eis a máquina fazendo uma "vénia" ao seu dono

Saímos para a estrada, já o relógio marcava 07h55m em Castanheira de Pêra (Piscinas de ondas). O tempo estava óptimo, mas com algum vento, contudo não foi suficientemente forte para nos demarcar do nosso objectivo.
Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 144,3 Km
Tempo: 5h35m
Acumulado: 2515m




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Treino de 07Jun12

Santuário de Fátima
Amanhã e aproveitando o feriado religioso do Corpo de Deus, não poderíamos sair para a estrada sem que o Santuário de Fátima fizesse parte do nosso itinerário. Assim, no percurso, iremos subir a Serra de Aire e Candeeiros com passagem em Stº António, Minde, Mira de Aire e descemos para Porto de Mós. Seguimos em direcção à Batalha onde voltamos para Fátima, aqui, teremos a maior dificuldade do dia, onde encontraremos uma subida com 11400 metros de extensão e com alguns quilómetros onde a inclinação média é acima dos 5%. Após alcançarmos o topo desta dificuldade faremos uma pausa para o café, para depois seguirmos em direcção à Rexaldia, Pé de Cão, Lamarosa e finalmente regressarmos ao ponto de parida, o Entroncamento.
Este percurso terá cerca de 120km e será a antecâmera para sábado (09Jun12), último grande treino nas Serras da Lousã e Açor que antecede a mítica Quebrantahuesos 2012.

Batalha - Reguengo do Fetal - Fátima


domingo, 3 de junho de 2012

03Jun12 - (Fundão - Torre - Fundão)


Fundão - Piornos - Penhas Douradas - Torre - Fundão

Hoje, 3 "Velhas Glórias" do Núcleo de Cicloturismo Bike Roda Livre fizeram uma magnífica volta, que poderá ser considerada de mítica, ou mesmo de épica.
Saímos do Fundão pelas 08h15 com uma linda manhã primaveril. Seguimos em direcção à Covilhã, onde iniciámos a nossa primeira subida do dia até aos Piornos, aí, descemos pelo vale glaciar do Zêzere até à vila de Manteigas, para logo a seguir, subirmos as Penhas Douradas (2ª subida) num serpenteado constante pela montanha. Após ter sido transposto mais este obstáculo, seguimos até aldeia mais alta de Portugal (Sabugueiro), onde nos esperava uma “Imperial” subida até ao ponto mais alto de Portugal Continental, a mítica Torre.

Paragem para abastecimento liquido

Na subida fomos acompanhados por um grupo de 27 ciclistas, que nos permitiram fazer uma subida histórica até ao cume da serra (Torre).
Chegados ao ponto mais alto da torre, o Polar já marcava 97km, 3300 metros de acumulado e com a verdadeira noção de que fomos os verdadeiros protagonistas de um grande "show" de ciclismo demonstrado pela encosta acima do Sabugueiro até à Torre, onde nos foi permitido "saborear" esta luta titânica entre grupos.
Descemos para Covilhã e seguimos para o Fundão. 137km foi o resultado do treino de hoje em alta montanha com uma duração de 5h59m.

sábado, 2 de junho de 2012

Treinos de 03Jun12

No próximo domingo, dia 03 de Junho, os titânicos vão realizar dois treinos distintos.
Um grupo, irá mais uma vez fazer uma grande jornada de ciclismo em alta montanha, ou seja, irão deslocar-se mais uma vez para a região da Covilhã, para aí efectuarem mais um treino em altitude e que terá o seguinte percurso: Fundão – Covilhã – Penhas da Saúde – Manteigas – Penhas Douradas – Sabugueiro – Torre – Covilhã – Fundão.
Estes irão ser alguns dos registos por onde estes verdadeiros guerreiros irão passar:




O outro grupo, irá desenvolver o seu treino domingueiro na região centro, que com toda a certeza também irá ser uma verdadeira aventura. O percurso será o seguinte: Entº - Torres Novas – Minde – Mira Daire – Porto de Mós – Batalha – Reguengo do Fetal – Fátima – Chancelaria – Lamarosa – Entº.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Treino de 01Jun12

Mais um treino cumprido nesta sexta-feira, pelos amigos Marçal e Mateus., uma vez que, por motivos profissionais e pessoais, não poderão acompanhar o resto do grupo do Bike Rodalivre na sua deslocação à Serra da Estrela, no próximo domingo.

Panorâmica geral

Neste contexto, e tentando minimizar a ausência do treino do próximo domingo, estes amigos projectaram um treino, desenvolvido maioritariamente na Serra de Mira de Aire, passando depois para a zona de Fátima, Castelo de Ourém e regressando ao Entroncamento pela Lamarosa.

Eu e o Marçal após a ascenção da Serra de Alvados

O percurso estava recheado de boas rampas, com dimensões que variavam entre os 2 e os 5 km, onde a inclinação máxima registada foi de 20%. Foi um verdadeiro “rompe piernas”.

Chegada a Porto de Mós - Ao fundo o seu magnifico castelo

O tempo estava óptimo, contudo, a última hora e meia de treino já se fez sob influência de sol bastante intenso (máxima temperatura registada foi de 400).
Aqui fica o nosso registo de hoje:
Distância: 141,1 Km
Tempo: 5h41m
Acumulado: 2255m