--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prevenir a desidratação


Um ciclista com uma desidratação só que seja a 1% do seu peso (por exemplo, 600g por 60 kg), as capacidades físicas ficam reduzidas em cerca de 10%.

Durante as jornadas sem bicicleta, é recomendável beber regularmente pelo menos 2 litros por forma a não ficar desidratado.

Durante o esforço deverá beber de 10 em 10 minutos (aqui depende o terreno e o esforço exercido). Esta bebida deve ser composta por 20g de (frutose/glicose) por litro, isto permite uma maior hidratação. Não obstante, é conveniente não concentrar demasiados açucares na bebida, é preferível ir absorvendo pequenas quantidades do que grandes quantidades de uma só vez.

Em saídas longas e durante o verão com temperaturas elevadas, a quantidade de sódio perdida pelo suor pode fazer diminuir a sua concentração na corrente sanguínea. Esta falta de sódio no sangue vai provocar contracções musculares e pode provocar convulsões.

Depois de cada saída deve-se hidratar com uma bebida rica em sódio, águas minerais e também podemos incluir sumos de fruta ou legumes.   

sábado, 20 de julho de 2013

Tour de France - 21 Etapa

Domingo, 21 de julho de 2013
Versailles – Paris Champs-Élysées (133.5 km)


Último dia do Tour centenário. É um dia de celebração e descanso (excepto para os sprinters). Com saída prevista para as 21H45 no majestoso Palácio de Versailles, a caravana irá fazer o seu último percurso que culminará em Paris no circuito final dos campos Elísios, já com a noite parisiense em passeio junto ao Sena e aos pés da Torre Eiffel.

Antes, terão que superar as últimas dificuldades, os Côtes de Saint-Rémy-lès-Chevreuse (4ª categoria, com 1 km a 6,9%) e de Châteaufort (4ª categoria, com 0,9 km a 4,7%).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tour de France - 20 Etapa

Sábado, 20 de julho de 2013
Annecy – Annecy-Semnoz (125 km)
 
Possível último assalto para os que desejam a camisola amarela com uma etapa curta que começa junto ao Lago Annecy. Desta etapa consta o Côte du Puget (2ª categoria, com 5,4 km a 5,9%), o Col de Leschaux (3ª categoria, com 3,6 km a 6,1%), o sprint intermédio é em Le Châtelard, la Côte d’Aillon-le-Vieux (3ª categoria, com 6 km a 4%) e o Col des Prés (3ª categoria, com 3,4 km a 6,9%), que reserva uma descida técnica e complicada antes de seguir para a parte mais dura da etapa.
Uma vez chegados a Saint-Jean-D’Arvey, o traçado volta para norte para o Mont Revard (1ª categoria, com 15,9 km a 5,6%). Em Quintal, de novo começa a última oportunidade para os favoritos corrigirem algo para a camisola amarela, com a ascensão à estação de esqui de Annecy-Semnoz (HC, com 10,7 km a 8,5%), um autêntico muro com mais de 10 Km que, com as forças tão justas, pode acabar com a classificação para o último dia em Paris.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tour de France - 19ª Etapa

Sexta-feira, 19 de julho de 2013
Bourg-D’Oisans – Le Grand-Bornand (204,5 km)

Sem tempo para recuperar do exigente dia anterior, o Tour segue a caminho do seu final com uma etapa muito comprida e com algumas montanhas míticas dos Alpes. Grandes colossos como o Col du Glandon (HC, com 21,6 kms a 5,1%) el Col de la Madeleine (HC, com 19,2 kms a 7,9%) integram esta etapa, onde, o pelotão certamente irá deixar partir uma grande fuga que incluirá o camisola da montanha.

A segunda parte da etapa oferece-nos um encadeamento desde Albertville, com o Col de Tamié (2ª categoria, com 8,6 kms a 6,2%), o Col de l’Epine (1ª categoria, com 6,1 kms a 7,3%) e em definitivo Col de la Croix Fry (1ª categoria, com 11,3 kms a 7%), que definirá o ganhador desta etapa dura que terminará em Le Grand-Bornand.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tour de France - 18ª Etapa

Quinta-feira, 18 de julho de 2013
Gap – Alpe D’Huez (172,5 km)

Etapa rainha desta edição do Tour de France. A etapa mais esperada por todos os amantes do ciclismo, onde iremos ter o mítico Alpe D’Huez com a novidade de se fazer a descida do mesmo e em tipo de homenagem desta mítica montanha se voltar a ascender este colosso alpino.

Com início em Gap, acolhe logo à saída o Col de Manse (2ª categoria, com 6,6 kms a 6,2%), o pelotão certamente aproveitará para descansar um pouco aproveitando os próximos 60 kms onde só encontrarão a Rampe du Motty (3ª categoria, com 2,4 kms a 8%). Chegados a metade da etapa, os ciclistas irão superar o Col d’Omon (2ª categoria, com 5,1 kms a 6,7%) antes de iniciar a estrela do dia e possivelmente deste Tour de França.

O mítico Alpe D’Huez (HC, con 12,3 kms e 8,4% com máximas de 11,5%). Uma vez atravessada a localidade de Bourg-D’Oisans, o pelotão inicia as 21 curvas em ferradura e um pouco antes de completar a ascensão, o pelotão segue para a direita onde encontrará o Col de Sarenne (2ª categoria, com 3 kms a 7,8%) e aí começa a descida rápida que irá conduzir novamente até Bourg-D’Oisans, para se iniciar mais uma vez as 21 curvas da ascensão final do Alpe D’Huez.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Tour de France - 17ª Etapa

Quarta-feira, 17 de julho de 2013
Embrun – Chorges CRI (32 km)

Segundo CRI do Tour. Um CR que se realiza nos Alpes e junto ao Lac de Serre-Ponçon. Um CR muito complicado em virtude de o terreno ser pouco plano e já na 3ª semana, onde o cansaço se vai acumulando. Este CR tem a distância semelhante ao CR da 2ª semana em Mont-Saint-Michel, logo após a saída inicia-se uma ascensão a 6,5 kms do  Côte de Puy-Sanières (2ª categoria, com 6,4 kms a 6%) após o qual inicia-se a descida com estrada estreita e que se seguirá logo a ascensão ao Côte de Réallon (2ª categoria, com 6,9 kms a 6,3%) a partir do qual se inicia nova descida até à meta em Chorges.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tour de France - 16ª Etapa

Terça-feira, 16 de julho de 2013
Vaison-La-Romaine – Gap (168 km)


Estamos na semana decisiva do centenário do Tour, esta etapa começa com média montanha com a passagem pelo Côte de la Montagne de Bluye (3ª categoria, com 5,7 kms a 5,6%), provavelmente aqui será um ponto para possíveis fugas, depois o pelotão segue até ao Col de Macuègne (2ª categoria, com 7,6 kms a 5,2%). Se existir fuga na travessia deste Col, certamente será um terreno que permitirá consolidar a vantagem.

No pelotão, o nervosismo deve desencadear-se na ascensão e descida do Col de Manse (2ª categoria, com 9,5 kms a 5,2%). A descida com 12kms leva a caravana até à meta em Gap, local onde certamente os amantes do ciclismo se recordarão da queda de Joseba Beloki em 2003, uma etapa que foi ganha por Vinokourov.

Com esta descida algo técnica, veremos se os favoritos conseguem faze-la sem perder tempo, local perfeito para alianças e deixar algum favorito que se sinta com debilidade a descer.

domingo, 14 de julho de 2013

14Jul13 - Volta de fim de época



O treino de hoje serviu para nos despedirmos uns dos outros, pois vamos iniciar um período de muito pouca actividade ao nível do ciclismo. As férias anuais tão merecidas de todos estão aí à porta, é tempo de nos dedicarmos mais um pouco aqueles que nos rodeiam e que directa ou indirectamente estiveram na base de todo o nosso sucesso na época que agora está a terminar.

A concentração no Entroncamento, conforme previsto, estava marcada para as 07H45 na rotunda do Hospital. Só apareceram o Carmelo e o Mateus.

Mesmo assim fizemo-nos à estrada para ir ao encontro dos nossos amigos de Abrantes. A junção foi feita em Constância Sul. A partir daqui, seguimos em conjunto em ritmo de passeio, o que nos proporcionou colocar alguma conversa em dia.

A pausa para o café foi junto à ponte da Chamusca, seguindo-se depois em sentido contrário até Constância Sul, onde deixámos os nossos amigos abrantinos. Daqui em diante, seguimos em dueto pelo Cheirofome – Santa Cita – Lamarosa e Entroncamento.




Excelente voltinha para desenferrujar as pernas.

O Bike RodaLivre deseja a todos umas boas Férias.

sábado, 13 de julho de 2013

Tour de France - 15ª Etapa

Domingo, 14 de julho de 2013
Givors – Mont Ventoux (242.5 km)

Etapa que antecede o segundo dia de descanso. Esta etapa tem uma extensão de 242,5 kms e terminará com um autêntico colosso - o Mont Ventoux (HC, com 20,8 kms a 7,5% e com rampas a 12%).

A etapa inicia-se em Givors, muita perto de Lyon, sendo inicialmente composta por alguns pontos de cotas, com d’Eyzin-Pinet (4ª categoria, com 3,1 kms e 4,9%), Primarette (4ª categoria, com 2,6 kms e 4,1%) e Lens-Lestang (4ª categoria, com 2,1 kms a 3,8%), terreno que poderá favorecer uma fuga. Os próximos 180 kms de terreno contêm alguns pontos de ligeiras cotas até Bédoin e uma única dificuldade, o Côte de Bourdeaux (3ª categoria, com 4,2 kms a 5,7%).

Chegados a Bédoin, começa a verdadeira ascensão do Mont Ventoux, onde os primeiros 6 kms até Saint-Estéve são mais suaves fazendo a transição para os 9 kms mais duros de toda a subida, com uma média de 9% e rampas superiores a 10%. Estas rampas duras, terminam com a chegada a Chalet Reynard, a 7 kms da meta. A partir daqui entramos numa paisagem lunar conhecida como o “ monte de vento”. Etapa dura que certamente será uma batalha entre os favoritos a vencer a centésima edição do Tour de France.

 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Tour de France - 14ª Etapa

Sábado, 13 de julho de 2013
Saint-Pourçain-Sur-Sioule – Lyon (191 km)

A 14ª Etapa fará o pelotão aproximar-se dos Alpes. Estamos no segundo fim-de-semana de prova e começa com o regresso da média montanha, etapa perfeita para fugas com ciclistas combativos.

Sendo esta etapa inicialmente mais fácil, começará a sua dificuldade no Côte de Marcigny (4ª categoria, com 1,9 kms a 4,9%) onde se inicia um terreno mais sinuoso com os Côtes de la Croix Couverte (4ª categoria, com 2,6 kms a 5,3%), de Thizy-les-Bourgs (3ª categoria, com 1,7 kms a 8,2%) e o Col du Pilon (3ª categoria, com 6,3 kms a 4,4%). A partir daqui, o terreno terá pequenas cotas todas elas inseridas nos últimos 30 kms: Lozanne (4ª categoria, com 2,5 kms a 4%), a Duchère (4ª categoría, com 1,6 kms a 4,1%) e o Croix-Rousse (4ª categoria, com 1,8 kms a 4,5%), que será um final seguramente muito interessante com esta quantidade de pequenas elevações e pequenos relevos.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tour de France - 13º Etapa

Sexta-feira, 12 de julho de 2013
Tours – Saint-Amand Montrond (173 km)

Etapa muito idêntica à do dia anterior, com um contínuo terreno plano até Saint-Amand Montrond. Uma etapa que tem a passagem pelo Côte de Crotz (4ª categoria, com 1,2 kms a 4%) e ainda por um pequeno ponto de cota não pontuável Bruére-Allichamps que se encontra a menos de 10 kms para a meta. Mais uma etapa para os sprinters.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tour de France - 12 Etapa

Quinta-feira, 11 de julho de 2013
Fougéres – Tours (218 km)

Depois do esforço despendido na etapa do CRI, aparece uma etapa plana que servirá para os favoritos descansarem. É uma etapa sem dificuldades e será mais um dia para os sprinters, onde os ciclistas terão de ter cuidado pois existe um conjunto de curvas antes da linha de meta.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Tour de France - 11ª Etapa


Quarta-feira, 10 de julho de 2013
Avranches – Mont-Saint-Michel CRI (33 km)
 
Finalmente chega o primeiro CRI do Tour. Não é longo em quilometragem mas contém algumas elevações que poderão fazer toda a diferença para quem luta pelos lugares cimeiros. A partida será em Avranches, por terreno bastante incómodo com um sobe e desce até Ducey. A partir daqui, começa uma inclinação até Juilley, onde após se alcançar o topo, inicia-se uma série de rectas em direcção ao mar até ao final em Mont-Sant-Michel.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Tour de France - 10ª Etapa

Terça-feira, 9 de julho de 2013
Saint-Gildas-Des-Bois – Saint-Malo (197 km)


Com esta etapa, toda ela plana, inicia-se a segunda semana do Tour. Uma etapa que tem todas as condições para uma chegada em pelotão e para os sprinters a debaterem.

A etapa parte de Saint-Gildas Des-Bois para tomar a direcção do norte até à Normandia, superando o pequeno Côte de Dinan (4ª categoria, com 1 km a 4,2%).

sábado, 6 de julho de 2013

Tour de France - 9ª Etapa

Domingo, 7 de julho de 2013
Saint-Girons – Bagnéres-De-Bigorre (168.5 km)

Última etapa pirenaica que irá encerrar a primeira semana do Tour de França com uma jornada montanhosa, algumas destas montanhas são verdadeiros clássicos.

O Col de Portet-d’Aspet (2ª categoria, com 5,4 kms a 6,9%), Menté (1ª categoria, com 7 km a 7,7%), Peyresourde (1ª categoria, com 13,2 kms a 7%), Val Louron-Azet (1ª categoria, com 7,4 kms a 8,3% e  La Hourquette d’Ancizan (1ª categoria, com 9,9 kms a 7,5%), esta quantidade de montanhas certamente que será um teste aos escaladores, uma etapa também para definir o camisola da montanha. A distancia entre a última montanha e o final da etapa ainda serão (30 kms), será daquelas etapas onde os que querem vencer o Tour terão que estar atentos, pois, podem não ganhar aqui mas poderão certamente perde-lo nesta etapa.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tour de France - 8ª Etapa

Sábado, 6 de julho de 2013
Castres – Ax 3 Domaines (195 km)

Finalmente a primeira etapa de alta montana e com os Pirineus. Desde Castres, será suave onde terão que superar o Côte de Saint-Ferréol (4ª categoria, com 2,2 kms a 5,4%), depois serão 130 kms por terreno plano até começar o primeiro colosso da edição centenária do Tour: o Col de Pailheres (HC, com 15,3 kms a 8% de media, com rampas máximas de 11%). Uma montanha dura e comprida, em que as curvas finais as rampas endurecem-na e que passa os 2000 metros de altitude.

Uma vez conquistado este colosso, descida rápida até Ax-Les-Thermes para logo começar a ascensão dos últimos 9 kms desta etapa, que irá terminar na estação de esqui de Ax 3 Domaines (1ª categoria, com 7,8 kms a 8,2%). De novo, numerosas curvas em ferradura irão acompanhar o pelotão na sua primeira chegada em alto. Entre os favoritos, poderemos ver como estão as principais figuras deste Tour.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tour de France - 7ª Etapa


Sexta-feira, 5 de julho de 2013
Montpellier – Albi (205,5 km)
 
Estamos a entrar no primeiro fim-de-semana do Tour e com ele os Pirineus, uma etapa de média montanha que na sua segunda metade será mais complicada.

A etapa parte junto ao mar, em Montpellier, para seguir para o interior superando o Col des 13 Vents (3ª categoria, com 6,9 kms a 5,6%) e o Col de la Croix de Mounis (2ª categoria, com 6,7 kms a 6,5%) a partir daqui atravessa-se os Côtes de la Quintaine (3ª categoria, com 6,5 kms a 4%) e de Teillet (4ª categoria, com 2,6 kms a 5%).

Etapa para uma fuga vingar, veremos se as equipas dos sprinters irão tentar a vitória em Albi.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tour de France - 6ª Etapa

Quinta-feira, 4 de julho de 2013
Aix-En-Provence – Montpellier (176.5 km)

Depois de algumas etapas de rompe pernas e de média montanha voltamos ao plano e antes de entrarmos nos Pirineus. Terreno plano onde a única dificuldade será o Col de la Vayede (4ª categoria, com 0,7 km a 7%). A chegada a Montpellier parece uma etapa desenhada para os sprinters.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Tour de France - 5ª Etapa

Quarta-feira, 3 de julho de 2013
Cagnes-Sur-Mer – Marseille (228.5 km)

Segunda etapa mais comprida do Tour 2013, com 228,5 kms de terreno duro em linha recta até à capital da Província-Alpes-Costa Azul.

Uma etapa de média montanha pura, com muito terreno rompe pernas e com o Côte de Châteauneuf Grasse (3ª categoria, com 1,4 km a 8,4%), e Col de l’Ange (4ª categoria, com 1,6 kms a 4,1%). Uma etapa que provavelmente irá consagrar uma fuga de roladores, com uma segunda metade de etapa com mais dureza concentrada desde Brignoles, com a Côte de la Roquebrussane (4ª categria, com 3,5 kms a 4,2%), e sobe e baixa de Signes, la Côte des Bastides (4ª categoria, com 5,7 kms a 3,1%) e possivelmente o mais decisivo, ainda que não pontuável, Col de Gineste, simplesmente a 12 kms da linha de meta, com uma descida rápida

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tour de France - 4ª Etapa

Terça-feira, 2 de julho de 2013
Nice – Nice (25 km) - Contrarrelógio por equipas

Abandonamos a Ilha de Córsega e vimos para França (Continental), onde se disputa um CRE em Nice.
Um CR quase totalmente plano (evitando as elevações) e com grandes rectas, que certamente irão fazer a delicia das equipas de roladores puros, veremos se o vento nestas rectas não vem afectar de forma negativa algumas partes da etapa.