--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Bike RodaLivre na L'Étape du Tour



Este último fim-de-semana foi completamente memorável para todos os elementos do Bike RodaLivre que participaram na “L’Étape du Tour 2014” que decorreu nos Pirinéus. Com uma distância de 145 km, a L’Étape du Tour teve início na cidade de Pau e terminou no alto do Col du Hautacam, tendo um desnível positivo a rondar os 4000 metros. Uma prova que à partida já sabíamos que seria muito dura, mas que com o agravamento das condições atmosféricas se tornou num autêntico tormento quase intransponível para todos aqueles que tiveram o privilégio de participar e terminar esta prova lendária.


A nossa aventura começou ainda no dia 17 de julho com o acondicionamento de todo o material nas viaturas que utilizámos para o transporte. O início da viagem rumo a terras gaulesas foi pelas 03h00 da madrugada aqui do Entroncamento e seguimos rumo a Abrantes para nos juntarmos ao resto do grupo. A viagem até à cidade francesa de Pau decorreu com muita normalidade, denotando-se no rosto de todos nós muita espectativa para esta aventura.

Após termos chegado ao nosso “Quartel General”, arrumámos os nos nossos pertences e todo o material. Ainda houve oportunidade para levantarmos os nossos dorsais na “Village du Tour”, onde aproveitámos para fazer também algumas compras.




A actividade no sábado iniciou-se com um treino matinal, tendo alguns elementos optado por fazer treino em montanha, com a subida ao Col de Aubisque e outros por um treino mais ligeiro em terreno plano. A tarde de sábado foi dedicada ao descanso e à visita do Hautacam. 
O domingo estava prestes a chegar e o início da L’Étape du Tour também. A adrenalina era notória em todos nós. A apreensão era enorme, mas, com a chegada da hora H, todos saíram para a estrada numa demonstração de força contra as condições meteorológicas.
Iniciada a prova e estabilizada toda a tensão inicial, foi-se galgando paulatinamente quilómetros e ciclistas até que a chuva teimou em nos fazer companhia. Se a subida do mítico Col du Tourmalet é difícil de concluir, com chuva, a dificuldade aumentou significativamente. Mas o tormento maior sentiu-se na descida vertiginosa com cerca de 25 quilómetros até atingirmos o sopé do Col do Hautacam, onde os acidentes foram sucedendo e o frio e a chuva condicionavam a saúde de alguns ciclistas.
Chegados ao início da última subida, recebemos novamente uma injecção de ânimo que nos ajudou a alcançar o momento de glória mais esperado que era a transposição da linha de meta no cimo do Hautacam.
O Bike RodaLivre concluiu assim o objectivo mais importante delineado para esta época ciclística.


sexta-feira, 11 de julho de 2014

L'Etape du Tour 2014 - Dorsais dos Titânicos

Estamos a menos de dez dias de iniciarmos a nossa grande aventura por terras gaulesas. Assim, fica aqui um quadro resumo com os timings dos titânicos do Bike RodaLivre que irão participar na L'Etape du Tour 2014, que se irá realizar nos Pirenéus.
 

Perfil da Etapa



Perfil do primeiro colosso
 
 
Perfil do segundo colosso

 

domingo, 6 de julho de 2014

4/5Jul14 - Estágio na Serra da Estrela

Este fim-de-semana o Bike RodaLivre teve o seu segundo estágio em alta montanha, mudando-se de armas e bagagens para as Penhas da Saúde, bem no coração da Serra da Estrela.

 
O estágio foi composto por dois dias, onde tivemos oportunidade de fazer dois treinos de extrema qualidade.
Nas Penhas da Saúde, no início do primeiro treino
 
Café em Manteigas após a descida do Vale Glaciar
 
Última rampa antes do Poço do Inferno

Foto do grupo junto ao Poço do Inferno
 O primeiro, realizado logo na sexta-feira, foi mais curto, mas com alguma exigência física, pois contemplou a passagem pelo Poço do Inferno, junto a Manteigas, para depois subirmos pelo Vale Glaciar até às Penhas da Saúde. Alguns elementos ainda prolongaram o treino por mais alguns quilómetros, aproveitando assim para meterem mais algum acumulado nas pernas.
Alguns dos mosqueteiros numa breve paragem nos Piornos
 
Saída da Covilhã para o pessoal que fez o treino à tarde
 
Antigo Sanatório à vista

Rolava-se a bom ritmo serra a cima

As Penhas da Saúde estão já ali


Serviço personalizado durante um abastecimento liquido

Última rampa do dia

O esforço já era visível com o aproximar do final

Subida pela Covilhã até às Penhas da Saúde em 23 é só para Prós 

 
O Bike RodaLivre no Restaurante Varanda da Estrela
O segundo dia do estágio, foi o mais exigente já que contemplava um percurso longo com várias subidas categorizadas, destacando-se uma de categoria especial no alto da Torre e várias primeiras categorias.

Já se rolava a bom ritmo em direcção a Unhais da Serra


A Serra da Estrela é o verdadeiro exame final de todos aqueles que pretendem levar a sério os treinos e preparação de toda uma época, como é o caso do Bike RodaLivre. Durante estes dias tivemos oportunidade de presenciar elementos das grandes equipas do pelotão nacional, que, tal como o Bike RodaLivre, também ali estavam a preparar os seus próximos objectivos.
Estamos a menos de quinze dias de participarmos no nosso grande objectivo para este ano que é a L’Étape du Tour.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

28Jun14 - Volta pela Relva

Crónica abrantina:

Na sequência de uma série de treinos em alta e média montanha, mais uma vez alguns dos elementos do BRLivre saíram para a estrada com vista a melhorar o seu desempenho para poder superar as dificuldades que o Tour decerto nos vai colocar.
 
Neste Sábado, dia 28Jun foram 5 elementos de Abrantes que desafiaram mais uma vez as suas capacidades ciclisticas.
Com partida pelas 8.00h em direção a Vila de Rei - Sertã - Várzea dos Cavaleiros - Relva ( até ás antenas eólicas ) onde se pode apreciar a paisagem natural deste nosso Portugal profundo que nos enche de orgulho, e nos diz que somos uns privilegiados por podermos admirá-la.
 


 
O regresso fez-se em sentido inverso com paragem na Sertã para o cafezinho retemperador na Pastelaria Docemel.
 
 
Com uma temperatura amena no geral, foi uma manhã em que pudemos ter o prazer de desfrutar de frio, calor, chuva, sol e como não podia faltar o nosso amigo vento.
No final a contabilidade apresentava 130 kms percorridos com 2500 D+, e algumas dores saudáveis.