--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prevenir a desidratação


Um ciclista com uma desidratação só que seja a 1% do seu peso (por exemplo, 600g por 60 kg), as capacidades físicas ficam reduzidas em cerca de 10%.

Durante as jornadas sem bicicleta, é recomendável beber regularmente pelo menos 2 litros por forma a não ficar desidratado.

Durante o esforço deverá beber de 10 em 10 minutos (aqui depende o terreno e o esforço exercido). Esta bebida deve ser composta por 20g de (frutose/glicose) por litro, isto permite uma maior hidratação. Não obstante, é conveniente não concentrar demasiados açucares na bebida, é preferível ir absorvendo pequenas quantidades do que grandes quantidades de uma só vez.

Em saídas longas e durante o verão com temperaturas elevadas, a quantidade de sódio perdida pelo suor pode fazer diminuir a sua concentração na corrente sanguínea. Esta falta de sódio no sangue vai provocar contracções musculares e pode provocar convulsões.

Depois de cada saída deve-se hidratar com uma bebida rica em sódio, águas minerais e também podemos incluir sumos de fruta ou legumes.   

Sem comentários: