--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Bike RodaLivre na L'Étape du Tour



Este último fim-de-semana foi completamente memorável para todos os elementos do Bike RodaLivre que participaram na “L’Étape du Tour 2014” que decorreu nos Pirinéus. Com uma distância de 145 km, a L’Étape du Tour teve início na cidade de Pau e terminou no alto do Col du Hautacam, tendo um desnível positivo a rondar os 4000 metros. Uma prova que à partida já sabíamos que seria muito dura, mas que com o agravamento das condições atmosféricas se tornou num autêntico tormento quase intransponível para todos aqueles que tiveram o privilégio de participar e terminar esta prova lendária.


A nossa aventura começou ainda no dia 17 de julho com o acondicionamento de todo o material nas viaturas que utilizámos para o transporte. O início da viagem rumo a terras gaulesas foi pelas 03h00 da madrugada aqui do Entroncamento e seguimos rumo a Abrantes para nos juntarmos ao resto do grupo. A viagem até à cidade francesa de Pau decorreu com muita normalidade, denotando-se no rosto de todos nós muita espectativa para esta aventura.

Após termos chegado ao nosso “Quartel General”, arrumámos os nos nossos pertences e todo o material. Ainda houve oportunidade para levantarmos os nossos dorsais na “Village du Tour”, onde aproveitámos para fazer também algumas compras.




A actividade no sábado iniciou-se com um treino matinal, tendo alguns elementos optado por fazer treino em montanha, com a subida ao Col de Aubisque e outros por um treino mais ligeiro em terreno plano. A tarde de sábado foi dedicada ao descanso e à visita do Hautacam. 
O domingo estava prestes a chegar e o início da L’Étape du Tour também. A adrenalina era notória em todos nós. A apreensão era enorme, mas, com a chegada da hora H, todos saíram para a estrada numa demonstração de força contra as condições meteorológicas.
Iniciada a prova e estabilizada toda a tensão inicial, foi-se galgando paulatinamente quilómetros e ciclistas até que a chuva teimou em nos fazer companhia. Se a subida do mítico Col du Tourmalet é difícil de concluir, com chuva, a dificuldade aumentou significativamente. Mas o tormento maior sentiu-se na descida vertiginosa com cerca de 25 quilómetros até atingirmos o sopé do Col do Hautacam, onde os acidentes foram sucedendo e o frio e a chuva condicionavam a saúde de alguns ciclistas.
Chegados ao início da última subida, recebemos novamente uma injecção de ânimo que nos ajudou a alcançar o momento de glória mais esperado que era a transposição da linha de meta no cimo do Hautacam.
O Bike RodaLivre concluiu assim o objectivo mais importante delineado para esta época ciclística.


Sem comentários: