--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Quebrantahuesos - Col de Marie Blanque

Vale de Aspe com o Col de Marie Blanque ao fundo
A segunda dificuldade com vamos encontrar, é talvez um dos mais conhecidos “Col’s” existentes nos Pirenéus, o mítico  
Col de Marie Blanque
Perfil do Col de Marie Blanque
O Col de Marie Blanque, com uma altitude de 1035 metros, está inserido na encosta francesa dos Pirenéus Atlânticos, tem um desnível de 715mt e uma pendente média de 7,15%. Une os vales de Aspe e de Ossau e as localidades de Escot e Bielle. É uma subida muito popular entre os ciclistas profissionais e os aficionados do ciclismo de uma forma geral.
Conforme foi noticiado anteriormente, se o esforço efectuado até aqui não tiver sido bem doseado, seguramente que os ciclistas irão pagar bem caro essa factura.
A abordagem a esta dificuldade é feita por Escot, onde após uma viragem à direita bem no centro da povoação, tem início este verdadeiro inferno que é a transposição do Col de Marie Blanque com 10 quilómetros de extensão.
Todo o percurso é rodeado por muito arvoredo, amenizando um pouco o esforço dispendido pelos ciclistas durante a subida.
Os dois primeiros quilómetros não passam os 3% de inclinação, no entanto a estrada é estreita e sinuosa. 
A Percentagem vai aumentando progressivamente até ao km 5 onde se atinge os 5% de inclinação. 
A 2ª parte do percurso, ou seja, os últimos cinco quilómetros são muito duros e com muitas rampas. O km 6 já e feito a 7% e a partir daqui já não conseguimos descansar mais. Os últimos quatro quilómetros não baixam dos 10%. 
O penúltimo quilómetro é especialmente duro atingindo os 12-13%. 
Et voilá, eis que finalmente chegámos aos 1035mts altitude e traspusemos um dos Col’s mais conhecidos dos Pirenéus Franceses. 
A próxima dificuldade será o Col de Portalet, ainda em território francês. Até breve. 

Sem comentários: