--------- A concentração para o próximo treino será difundida oportunamente -------------

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quebrantahuesos e os seus puertos míticos


Puertos e Col's da Cicloturistica "Quebrantahuesos"

Hoje, e como estamos a caminhar a passos largos para o início de mais uma época de “ciclismo a sério”, vamos publicar uma série de documentários relacionados com as montanhas (Puertos/Col’s) que compõem esta mítica prova que é o Quebrantahuesos.
Procuraremos explanar de forma sucinta e clara, as grandes dificuldades que terão de ser ultrapassadas por todos aqueles que se proponham efectuar esta grande cicloturistica internacional.
A concentração para o evento e todo o seu “Quartel General” está sedeada em Sabinanigo, uma povoação situada a cerca de 20 quilómetros de Jaca no sopé dos Pirenéus centrais, integrada na Província de Huesca e na Comunidade Autónoma de Aragão, no nordeste de Espanha.
Assim, iniciaremos com a primeira dificuldade com que nos iremos deparar, o

Puerto de Somport


Perfil do Puerto de Somport pelo lado espanhol

Somport, é um Puerto de montanha situado nos Pirenéus centrais com 1640 metros de altitude. Faz fronteira entre o Valle de Aragón em Espanha e o Valle de Aspe em França.


No seu ponto mais alto, coincidente com a fronteira entre Espanha e França

Desenvolve-se do lado espanhol, desde a cidade de Jaca até à fronteira com França com mais de 28 quilómetros de extensão. A primeira parte da sua ascensão é constituída por falsos planos,  propícios aos verdadeiros roladores, mas constituindo um verdadeiro “rompe piernas”, que, se não se dosear bem o esforço dispendido, ir-se-á com toda a certeza pagar a factura mais tarde.

Após a povoação de Canfran, o declive da estrada começa a acentuar-se cada vez mais onde a média chega a atingir os 6-7%. Os últimos 10 quilómetros são os mais exigentes para os ciclistas.


Este é o primeiro Puerto da grande marcha cicloturista Quebrantahuesos, que, como se pode constatar, as suas encostas espelham autenticas obras de arte naturais.

A próxima dificuldade será o Col du Marie Blanque, já em território francês. Estejam atentos e até breve.

Sem comentários: